Dicas de compras em Paris – magazines, shoppings e feirinhas de rua 1


Na realidade, Paris é quase um shopping a céu aberto, porque sempre se encontra o que comprar nas ruas e principais bairros, mesmo. Basta uma voltinha, que boas ofertas não faltam! Além de a cidade ser a casa e matriz de várias grifes como Chanel, Lanvin, Cèline (e outras tantas de mercado de luxo), há muitas lojas de departamento (como Zara e H&M), pequenas boutiques, quiosques, brechós e lojas variadas por todos os lugares. Alguns pontos onde há grande concentração de comércio são a Champs-Elysèes, a Boulevard Saint-Germain, a Rue Saint-Honoré e a Avenue Montaigne (as duas mais para grifes e peças mais caras), e o bairro Le Marais (mais para peças de antiguidades, bazares, boutiques e brechós).

Paris3_le-bon-marché1_editMas como eu falei no post anterior que era bacana deixar um dia inteiro pra compras e voltinhas em Paris, fiz este especificamente pra passar os endereços (desmembrei os posts pra que o outro não ficasse tão gigante!). É uma lista, até pequena, de lugares onde você pode ir para comprar. Especificamente para isso. Tome nota!

Grandes magazines

Le Bom Marché Rive Gauche – a mais antiga loja de departamento francês. E também a mais sofisticada. Dá pra encontrar artigos de moda (roupas e acessórios femininos e masculinos), além de cosméticos e coisas lindas de decoração e arte. O destaque vai para a La Grande Épicerie de Paris (em português, a “grande mercearia de Paris”), um mercado com mais de 5 mil produtos selecionados de todo o mundo! Tem delícias como queijos, verduras, legumes, doces e até massas artesanais1 É possível comer no local também. Fica em anexo à loja. O Le Bon Marché abre de segunda a sábado das 10h as 20h. Rue de Sèvres, 38 (esquina Rue de Babylone e Rue du bac) (metrô Sévres-babylone – linha VERDE ESCURO).

Paris3_bhv
A imponente fachada do BHV Marais, uma opção de compras menos abarrotada em Paris | Foto: Timeout

Bazar de L´Hotel de Ville, ou também BHV Marais – loja de departamento, mercadorias variadas (roupas, eletrodomesticos, acessórios pra casa…). Não tem o glamour das outras (com peças de luxo e grife), mas é onde dá pra garimpar bastante coisa legal, especialmente pra casa. Fica no bairro Marais, e a vantagem de ir até ali é poder dar uma volta nas redondezas e ver quanta coisa bacana o bairro tem a oferecer! Aberta de segundas a quintas das 9h30 as 19h30, sextas das 9h30 as 20h e sabados das 9h30 as 21h. Rue de la Verrerie (metro Hotel de ville – linha AMARELA).

Printemps – outra grande loja de departamento, são 11 andares com moda masculina, feminina e infantil, cosméticos, artigos de grife e praça de alimentação. Ela tem um andar “SUPER LUXO”, mas acho os preços mais salgados na loja toda (e não só neste andar)! O ponto alto dessa loja de departamentos são os restaurantes – por ali tem uma Ladurée (a famosa marca de macarrons) e o charmoso Le Déli-Cieux, no terraço, com vista pra grandes monumentos da cidade  Aberta de segunda a sábado das 9:35h às 20h, e quintas até as 22h. Há 4 lojas em Paris, mas a maior e a que comentei aqui é a da Boulevard Haussmann, 64 (metro Hauvre-Caumartin – linha 9 AMARELO CLARO).

Nas Galerias Lafayette, uma enorme oferta de roupas, acessórios e peças das principais marcas do mundo
Nas Galerias Lafayette, uma enorme oferta de roupas, acessórios e peças das principais marcas do mundo

Galeries Lafayette – a mais famosa rede de departamento de Paris (próxima à Au Printemps!). Quase todas as macas do mundo estão por lá! E, de todas, é a mais popular, inclusive entre brasileiros. Aberta de segunda a sábado das 9:30h às 20h, e quintas até as 22h. Boulevard Haussmann, 40 (metro Chaussée d´Auntin La Fayette – linha 9 AMARELO CLARO).

Lembranças e souvenirs

Rue de Rivoli (metro Palais Royal / Musée du Luvre- linhas ROSA ou AMARELA) – a Rua cheia de lojas e restaurantes que comentei nos outros posts, paralela ao Museu do Louvre.

Place du Tertre (metro Anvers – linha AZUL) – fica na região de Montmartre, perto da Sacre-Coeur. No centro desta praça estão diversos artistas de rua, pintando quadros e fazendo caricaturas.

Shoppings

Paris3_les 4 temps
Com fachada bem moderna, o Les 4 temps tem mais de 200 lojas de estilos variados em Paris

Les quatre temps – é o segundo maior centro comercial da Europa, com mais de 230 opções de lojas (inclusive um hipermercado). É o mais parecido do que conhecemos tradicionalmente como shopping. O Les 4 temps fica numa região mais moderna da cidade, com prédios de arquitetura mais arrojada e até futurista, e tudo ao redor dele contrasta bastante com a Paris que vemos em fotos. Pena que a maioria das pessoas sequer chega perto da região da La Defènse. Abre de segunda a sábado, das 10h às 20h (restaurantes e cinemas fecham as 23h). Parvis de La Defénse, 15 (metro Esplanade de La Defense – linha AMARELA).

Le Forum des Halles – grande centro de lojas, tambpem com espaço subterrâneo, localizado na estação de metrô Les Halles. Passa por uma revitalização para se tornar o amis moderno da cidade. Aberto de segunda a sábado das 10h as 20h (metrô Chatelêt- Les Halles – linhas ROXA, VERMELHA, AZUL ou VERDE)

Paris3_Marches

Alimentos orgânicos e ingredientes tipicamente franceses são encontrados nas várias feirinhas de rua da cidade

Feira e Bazar

Bazar de Paris – loja pequena e bem simples, estilo 1,99, com pequenos artigos (desses estilo 25 de março). Vale pechinchar algumas lembrancinhas. Rue de Faubourg du Temple, 127 (metro Beleville – linhas AZUL e MARROM).

Feiras de Rua – cada bairro tem uma feira, que sempre fica numa rua específica e tem horário de abertura em um dia também específico da semana. Assim como no Brasil, é possível encontrar nas feiras frutas, verduras, produtos caseiros, além de artesanato e antiguidades. Claro: as delícias tradicionais francesas, como queijos, cinhos, cogumelos, patês…Fui, por recomendação, na feira da Bastilha, na Boulevard Richard Lenoir, da praça Bastille até a Rue Sedaine (metro Richard Lenoir – linha LARANJA). Atenção para o horário: só tem feira as quintas e domingos pela manhã, das 7h às 10h30.

Outras feiras: Paris tem, nada mais, nada menos, que 83 feirinhas de ruas das mais variadas. Cada uma tem um estilo – algumas são ao ar livre, outras fechadas; algumas imensas, outras minúsculas; umas apenas de frutas e verduras, outras também têm livros e antiguidades…Todas elas, no entanto, são muito adoráveis (e ideias para quem quer comprar frutas para um lanche, por exemplo, sem gastar muito!). Citei a da Bastille, que foi a que eu visitei. Mas se você se interessar por feiras e mercados, pode buscar alguma em outro endereço, talvez mis próxima de onde estiver hospedado. O site com todos os endereços e horários é este aqui.

Talvez também se interesse por:

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

One thought on “Dicas de compras em Paris – magazines, shoppings e feirinhas de rua