La Barra: o que há de interessante no lado mais cool de Punta! 2


Continuando a minha série de posts sobre Punta del Este, vou falar sobre a região mais charmosinha de lá (na minha opinião): La Barra! Tecnicamente falando, não pertence mais a Punta del Este (e sim a Maldonado) mas, na prática, é tão coladinha que acaba sendo uma espécie de bairro.

Meu grande pesar foi ter perdido praticamente todas as fotos bacanas que bati dali, por causa de um acidente de percurso com o chip da minha máquina. Tinham saído imagens lindas, porque desde o primeiro instante que pisei ali eu sabia que precisava escrever a respeito e compartilhar o que estava vendo! Então fiz tudo focada em mostrar as coisas de que mais tinha gostado em “La Barra” mas, infelizmente, não deu pra salvar quase nada!

Mas se faltam imagens, graças a Deus sobram boa memória e as anotações de celular pra salvar o post!

5punta_vistalabarra
Vista da Península!

Hoje La Barra é o “bairro” que mais chama atenção nas temporadas de muito calor e badalação em Punta. O lugar tem um ar despojado de “hippie chic” (bem mais chique que hippie) e concentra ótimos bares e restaurantes gourmet, lojas lindas, galerias de arte, museus e ainda conta com excelentes opções de hospedagem. Fica tudo praticamente concentrado numa avenida principal (a Av. Eduardo Victor Haedo, também conhecida como “Ruta 10”) com pouco mais de 4km de extensão, e o bacana por ali é caminhar sem ter muita pressa, curtindo o clima descolado que o lugar tem.

(Se você já veio a Floripa, achei que La Barra me lembrou muito a Lagoa da Conceição, só que numa versão mais arrumadinha um pouco…o “centrinho” da Lagoa se assemelha bastante à avenida principal de La Barra!)

Não há prédios altos nem muito tumulto, muito embora, como eu falei, La Barra concentra muita gente nos meses de verão. Pode ser um pouco complicado estacionar e quase impossível não enfrentar um certo engarrafamento na alta temporada (já que a avenida não é larga), mas nada que tire o charme do passeio e que não o faça valer a pena.

O que fazer por lá?

Mesmo com pouco tamanho e extensão, La Barra tem atrações pra públicos e propósitos bem variados. Se você é do tipo praieiro, que não perde um dia de sol por nada, pode aproveitar as praias do entorno (algumas delas ótimas pro surfe) ou se acabar em algum dos paradores de praia/beachclubs de lá. Se gosta de comer e sempre procura um endereço bacaninha pra saborear a culinária local, ali vai encontrar. Se curte fazer compras, há ótimas opções. Se quer relaxar no fim de tarde, vai ser contemplado com um entardecer daqueles, visto de camarote (pela localização, mesmo…dá pra ver todo o centrinho de Punta com o Sol de fundo, dando aquele espetáculo!)…e se esse “agitinho sossegado” lhe parece atraente, ainda dá pra optar por uma hospedagem ali…

Seguem os pontos de destaque de La Barra e alguns endereços selecionados por mim!

Pra começo de conversa

5punta_puente
A ponte ondulada no entardecer

Se tiver saindo do centrinho de Punta del Este (da Península) ou de La Brava, não vai chegar a La Barra sem passar pela Puente Leonel Viera, mais conhecida como “ponte ondulada”. Além de uma obra de engenharia das mais notáveis e conhecidas no Uruguai, a ponte já virou destaque e tem até status de cartão-postal – garanto que já deve ter visto foto dela nas suas pesquisas sobre Punta del Este! Passar por ela chega a ser divertido porque, dependendo da velocidade do carro, o frio na barriga é garantido! O clássico dos clássicos? Filmar o trajeto, é ÓBVIO!

Para um almoço/ janta  saborosos

5punta_pura-vida
O rústico Pura Vida, que já virou clássico da região

O Pura Vida é um restaurante bem tradicional de La Barra. Rústico e acolhedor, tem no menu muitas opções com frutos do mar a outras tantas com a especialidade da casa – crepes doces e salgados. E o preço não é dos mais caros!

Para cafés e doces

O Baby Gouda é como a maior parte dos restaurantes de Punta: oferece de tudo um pouco no cardápio (até já falei dele no post específico de top restaurantes em Punta)! Mas os lanches rápidos, doces, sucos e cafés são ponto forte! O diferencial da casa? Tem uma varadinha deliciosa, de onde é possível apreciar um belo fim de tarde!

Pausa pro helado uruguaio

5punta_freddo
Unidade da Sorveteria Freddo em La Barra

O sorvete uruguaio é uma delícia, e se você pisar no país sem se acabar numa Freddo (rede sorveteria sensação que também seve cafés, by the way), lamento informar, mas perdeu um dos melhores prazeres de toda a viagem!

Compras e mais compras

5punta_loja2
Lojas bacanas e boutiques de luxo na Avenida Principal de La Barra

Na própria avenida principal você encontra de tudo: desde farmácias e supermercados, a lojas de artesanato e boutiques de luxo! Algumas marcas que você encontra por ali são Levi´s, Billabong, Quicksilver , Roxy (essas três últimas na Sun Valley Surf) e as super charmosas uruguaias Magma e Piece of Cake.

Em dezembro de 2014 também abriu as portas o primeiro centro comercial de luxo da região – o charmoso Oh! La Barra. Com projeto arquitetônico super moderno e diferenciado, tem a proposta de trazer grandes marcas (como Cavalli, Max Mara, Versace e Valentino), além de oferecer um enorme espaço de lazer e entretenimento para seus visitantes – desde pátio para recreação infantil até serviços de concierge. Como fui com a obra recém inaugurada, muitas lojas ainda estavam fechadas, mas era visível o marketing em cima do empreendimento: todos os dias havia eventos com música ao vivo, amplamente divulgados, e várias atividades na praça central do shopping. Bem bacana! Olhem só o Institucional do Shopping:

5punta_juancosasviejas
Peças de bazar e antiguidades no Juan Cosas Viejas

Na Ruta 10 também há uma grande quantidade de lojas de decoração e design, uma mais linda que a outra! Gostei bastante da Juan Cosas Viejas, que vende antiguidades e onde se pode reformar qualquer tipo de móvel (peças lindas por ali!) e da Zahir Home & Decor, um pouco mais sofisticada e com peças de artistas plásticos.

Museus e galerias de arte

Em La Barra é onde ficam boa parte das galerias de arte da região de Punta del Este. Pinturas, gravuras, esculturas e peças de artistas plásticos uruguaios você pode encontrar na Galeria Sur e na Galeria del Paseo. Já o Museo del Mar concentra tudo que se relaciona ao mar – conta sobre a história das principais praias da região, além de possuir coleções de (ossos de) animais marinhos e objetos marítimos. O acervo é realmente grande e bem variado: como toda a região de La Barra era uma antiga colônia de pescadores e se desenvolveu com as atividades de pesca e navegação, há muito o que se contar!

Para curtir a praia em ritmo de badalação

La Tahona, Montoya. Bikini e La posta del Cangrejo são algumas praias da região – todas bastante movimentadas durante a alta temporada, que vai de meados de dezembro até o carnaval. Paradores de praia são bem famosos e existem aos montes em Punta del Este, porque oferecem um conforto a mais pra quem vai passar o dia descansando na areia ou tomando sol (sim, porque pra ficar o tempo todo na água gelada, é preciso MUITA coragem!). Neles é possível provar uma comidinha gostosa, ou beliscar um aperitivo, beber, curtir um som e, em alguns casos, até alugar cadeiras e outros itens de praia. Além dos que já citei no post de atividades imperdíveis de Punta, outra opção de destaque é o Parador Bikini, com festas lotadas de gente jovem (fina, elegante e nada discreta!) no verão.

Hospedando-se por ali

5punta_kalahotel
O Kalá Hotel Boutique com estilo de pousada

Há quem descarte La Barra para hospedagem por ficar um pouco mais distante do centrinho de Punta (um pouco mais de 10 km). Eu até acho que pode não ser mesmo a melhor localização, mas o lugar tem um clima tão bacana, que posso até dar um desconto e recomendar, de fato um hotel por ali (especialmente se não for sua primeira vez em Punta, daí sim, acho que vale demais!). Além dos sensacionais Fasano las Piedras e Mantra Resort Spa & Casino, ambos citados no meu post de “Punta com luxo”, tem duas opções que eu achei bem a cara de La Barra: o La Posta del Cangrejo, numa propriedade bem charmosa e com localização de frente pro mar, lindo de morrer; e o Kalá Hotel Boutique, com mais cara de pousada ajeitadinha e uma clima mais romântico. Agora, se o objetivo for economizar e se agregar aos jovens e estrangeiros que optam por La Barra de olhos fechados, o Hostel de La Barra e o La Quinta Eco Hostel são excelentes, pelo que se paga por eles.

DSC02161
Uma das minhas poucas fotos da região que prestou pra alguma coisa – mas valeu a pena: o que é esse entardecer (sem filtro!)?
Talvez também se interesse por:

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

2 thoughts on “La Barra: o que há de interessante no lado mais cool de Punta!