Viagem: Passeios em Montrèal – Parte II 1


(continuação do post anterior)

PARQUE OLÍMPICO – Montrèal foi sede dos jogos olímpicos de 1976 e, para tanto, foi construído um complexo (com torre, estádios, centros esportivos etc.) de quase CAD 700 milhões e que, até hoje, mais de trinta anos depois, impressiona pela série de prédios futuristas.

Um deles é a Montreal Tower, a maior torre inclinada do mundo, com 175 metros de altura. Um bondinho leva até o topo, que tem, logicamente, uma vista bem bacana pra cidade.

Eu no Biodome!

Pelo Parque Olímpico também ficam o Biodome (museu ambiental que reproduz alguns ecossistemas bem diferenciados), o Centro Esportivo e o Estádio Olímpico (que hoje em dia recebe eventos de grande porte, tanto esportivos, como shows e festivais). Existem passeios guiados por lá a partir de CAD22,50 + taxas. Mais informações, no próprio site do Parque Olímpico.

MONT-ROYAL / PARC DU MONT ROYAL– O ponto mais alto da cidade, com 234 metros de altura, nem é assim TÃO alto, mas oferece uma vista belíssima de boa parte da cidade. Recebeu esse nome (que em português quer dizer Monte Real) de Jacques Cartier, o primeiro europeu a escalar a montanha, numa homenagem ao então Rei da França, Francisco I. Logo depois, a própria cidade adotaria o mesmo nome (Montrèal é uma abreviação de Mont Real).

A título de curiosidade, o lugar todo (que é um grande complexo ao ar livre) foi projetado pelo mesmo arquiteto responsável pelo Central Parque de NY, Frederick Olmsted. No parque existem dois mirantes, além de trilhas, lagos (onde é possível esquiar no inverno) e pistas para caminhada – durante o ano todo, um grande e importante centro de atividades ao ar livre.

CHINATOWN – Já comentei sobre a minha certa insatisfação com “chinatowns”, mas as do Canadá superaram minhas expectativas! É o bairro dos chineses (aliás, por incrível que possa parecer, é enorme a presença de asiáticos no Canadá), que em Montrèal se mostrou bastante limpo e organizado (JURO!)! Bom para quem gosta da comida chinesa e de vários cacarecos baratinhos!

MERCADO PÚBLICO (ou MARCHÉ BONSECOURS) – Esqueça um Mercado Público tradicional. Esse prédio maravilhoso, de fachada neorrenascentista, já abrigou o Parlamento do Canadá, mas hoje é um local onde podem ser encontrados, sobretudo, restaurantes, lojas e peças de artesanato. Falei que não é lá um Mercado típico, porque ele me pareceu mais chique que os outros que já visitei, além de também abrigar exposições de arte, dança e música (ou seja, É MAIS QUE UM SIMPLES MERCADO PÚBLICO!! Basta ver aqui.). Vende até pedras preciosas, pra terem uma noção!

COMPRAS – RUE ST-CATHERINE, BOULEVARD ST-LAURENT e AVENUE LAURIER – As três “ruas”, digamos assim, onde é possível encontrar desde boas lojas, até locais charmosos para uma boa refeição.

Na primeira, a Rue St-Catherine, a agitação começa em Downtown e se extende quase 15 km a oeste. Por ali ficam grandes lojas de departamento (como Zara e H&M), Shoppings (Eaton Centre, Le Baye – a loja das grifes), restaurantes.

Já a Blvd St-Laurent eu recomendo (também) para a noite! As opções para um jantar bacana ou agito noturno (tipo boates) são várias, para diversos bolsos $$$ e estilos!

Na Laurier West, também com lojas descoladas e bem bacanas, é possível encontrar as gourmet e as design. Os preços, porém, são mais salgados, mas que é uma delícia passar parte da tarde lá, isso é!

QUARTIER LATIN – Encerro meu post falando de outra minha região preferida de Montrèal. Essa “quadra” (na verdade são várias), centralizada na St-Dennis, é cult, alegre, despojada, elegante, charmosa…tudo ao mesmo tempo! Oferece uma infinidade de coisas para fazer, desde uma exposição de arte, até um almoço num bistrô, passando por lojas de estilos variados, a estúdios de tatoo e galerias de moda! Vale muito a pena!

Talvez também se interesse por:

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

One thought on “Viagem: Passeios em Montrèal – Parte II

  • air jordan grise

    Its like you read my mind! You appear to know a lot about this, like you wrote the book in it or something. I think that you could do with a few pics to drive the message home a little bit, but instead of that, this is great blog. A fantastic read. I’ll certainly be back.