Você e sua empresa nas redes sociais – o mais importante para ganhar views, curtidas e popularidade na internet…


like facebook

Muito se fala de promover uma maior interação de seguidores e clientes para, consequentemente, vender mais e fidelizar uma marca. Dentre otras cositas más. Sabemos, meu caro, minha cara, que quem não é visto realmente não é lembrado. E quem não aparece no mundo virtual, hoje em dia, não existe pra 99% das pessoas.

Os conselhos para “bombar na internet” são muitos (e até quero falar com mais detalhes de cada um deles em outros posts), e vão desde escolher um melhor horário para postagens até caprichar na produção de fotos e vídeos que serão divulgados. Mesmo filtro nas imagens? Edição de material? Links úteis? Conteúdo atrelado a uma promoção? Tudo vale! E quanto maior o cuidado com a rede social da sua empresa, melhor é o resultado…Claro!

Mas muita gente se esquece do básico do básico, a premissa número 1 (na minha opinião!) para qualquer ação online: NO MUNDO VIRTUAL, SEJA REAL! Total, genuína e fundamentalmente REAL. As pessoas sentem falta de gente de verdade, conteúdo de verdade, opinião de verdade…E ser REAL nas redes sociais é simples: significa assumir alguns comportamentos (e torná-los frequentes!) nada mirabolantes. Quer ver só?

Publique imagens fiéis ao que você é e/ou permite transmitir. Isso quer dizer, por exemplo, que a edição de uma foto (até recomendável, nada contra melhorar aspectos técnicos) deve ser feita com total moderação. Evite o uso excessivo de filtros, ou aquele photoshop descarado que faz todo mundo perceber que você não é assim tão magra e nem tem mais a pele de uma menina de 15 anos! Ainda que não fique perfeito (pros padrões estéticos impostos pela internet), mas é fidedigno! E é isso que as pessoas procuram hoje em dia – acredite!

Ainda falando de fotos, também evite ao máximo o acesso a um banco de imagens. Sim, geralmente são imagens lindas, e servem pra muita coisa (dependendo do conteúdo, até ok…), mas não são suas! E isso, querendo ou não, distancia o seu cliente de você. Poste fotos da comida do SEU restaurante, do aluno da SUA academia, da SUA cliente usando a roupa da SUA marca, da viagem que VOCÊ fez, do resultado do tratamento da SUA clínica, e por aí vai. Além de promover mais interesse pelas coisas que você faz/vende, acaba ficando muito mais interessante e REAL que uma foto qualquer caçada no Google imagens…

Seja verdadeiro nas suas interações! Nada de responder com frases prontas, ensaiadas demais ou técnicas demais. Pessoas querem conversar com pessoas, e não com um vendedor de telemarketing!

Inspirações, sempre! Cópias, jamais! Se viu alguma coisa de que tenha gostado em outro perfil, use como fonte de inspiração, veja como você pode associar ao seu, ou de que forma o seu conteúdo pode se aliar àquela ideia bacana. Mas não dê ctrl c + ctrl v, que pega muito mal (até porque, com tanta informação e acesso disponíveis, é difícil alguém que não tenha visto ou não saiba de onde veio o post original). Sem contar que é crime, viu?

Vai postar um vídeo (sou extremamente favorável, acho uma das formas mais dinâmicas de disponibilizar um conteúdo na internet!)? Então seja natural ao falar! Claro, não é todo mundo que tem talento pra lidar com as câmeras, nem dom de oratória, mas ninguém aguenta 5 segundos de um vídeo em que a pessoa parece estar lendo tudo o que está falando, ou que está totalmente travada, que força ser o que não é, ou (pior!) que tenta imitar alguém…Seja você e mande seu recado! Internet é sinônimo de ESPONTANEIDADE…

Nada de inventar! Em hipótese alguma publique coisas que não fez, cursos que não completou (sequer se inscreveu), fotos de lugares pra onde não foi…A comida pode estar linda e ser fotogênica à beça, mas se não é a do seu restaurante, esqueça! A composição de um iPhone e um computador em cima de uma mesa cheia de folhas, canetas e planilhas pode ficar sensacional no Pinterest, mas se você não ACABOU DE SAIR DE UMA REUNIÃO, se aqueles não eram o seu iPhone, o seu computador, e folhas, e canetas, e planilhas, NÃO POSTE! A sua audiência pode e dever saber o que você anda fazendo, como se aperfeiçoa e qual a sua rotina, mas fingir e/ou aumentar uma situação faz com que você perca sua credibilidade. Fuja disso!

Responder usuários/seguidores/clientes é importantíssimo. Promover um debate, idem. Comentar em outros perfis, igualmente bacana. São formas de interagir, de se aproximar das pessoas, de ser educado, de ver e de ser visto. Mas tenha a máxima preocupação em só escrever A SUA OPINIÃO e as ideias consoantes às políticas da SUA EMPRESA. Lembre-se de que tudo o que você escreve ou publica deve estar de acordo com a sua postura FORA da internet. Redes sociais são, hoje, o seu (talvez maior) cartão de visitas! Capriche e seja sincero em seus posicionamentos, portanto!

Em resumo, seja autêntico, original, natural, fiel a quem você é e ao que pensa. Em tudo o que fizer, e em qualquer plataforma digital. Por mais que estejamos conectados 24 horas por dia, 7 vezes na semana e 365 dias por ano, por mais que o mundo virtual tenha invadido a nossa vida com intensidade tal, ainda buscamos as coisas de verdade, as pessoas de verdade, e o que vale mesmo a pena (conhecer/ ver/ fazer/ usar/ comprar…). Buscamos calor humano e, no fim das contas, tudo aquilo que é “palpável”…Paradoxos da internet ou não mas, até que viremos todos robôs (o que não deve acontecer, lamento informar) é desse jeito REAL que vai funcionar…

Quer uma ajudinha para promover o seu perfil ou da sua empresa? Deseja captar mais clientes na internet, tornar-se mais popular ou fazer com que mais e mais pessoas conheçam seu trabalho? Eu posso ajudar nisso!
Clique AQUI para conhecer mais dos meus trabalhos ou mande email para contato@susanasteil.com.br para mais informações! Será um prazer trabalharmos juntos!

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>